Ipixáxovokuti: Local de Cura CAIANAS
O projeto “Ipixáxovokuti: local de cura CAIANAS”, nasce de um movimento fundamental para a CAIANAS que é a valorização, retomada e ampliação dos saberes de saúde e de espiritualidade entre os Terena. Somos um povo que sofreu proselitismo religioso externo (protestante) por décadas, tendo nossas formas de cuidado da saúde e de espiritualidade tradicionais renegados e excluídos a espaços cada vez mais restritos. Sempre entendemos que o cuidado com a natureza vem junto com a valorização dos nossos saberes e da nossa cultura em todos os níveis. Nesse sentido, sempre buscamos, nas nossas ações, trazer os xamãs e os conhecedores e as conhecedoras das ervas, do corpo e do mundo espiritual. Esse projeto irá nos proporcionar uma nova etapa nessa caminhada, possibilitando estrutura e condições ainda melhores para que possamos cuidar da nossa saúde física, espiritual e ambiental. Também, será uma iniciativa inédita no Mato Grosso do Sul, haja vista que não existem mais estruturas físicas tradicionais onde são feitas as rezas, cantos e processos de cura entre os Terena. Será, portanto, uma grande retomada espiritual e histórica. Ressalta-se, que temos alguns membros associados que se declaram evangélicos ou católicos, contudo, a convivência e o entendimento interno do grupo sempre foi pela importância dos xamãs e conhecedores das rezas para o fortalecimento do nosso povo.

Organização Caianas
Brazil